Dispõe sobre o regramento para agendamento e uso dos laboratórios do LABSATC no contexto da utilização multiusuária, por professores, alunos e pesquisadores da SATC bem como professores, alunos e pesquisadores de outras instituições para fins acadêmicos e científicos.
2. Campo de Aplicação:
Este procedimento se aplica aos usuários demandantes de serviços laboratoriais do LABSATC no contexto da pesquisa, desenvolvimento e inovação a nível exclusivamente acadêmico e científico, ou seja, para fins exclusivamente científicos e de inovação, não sendo aplicado o uso para fins exclusivamente comerciais.
3. Gestão:
A gestão do LABSATC é conduzida por colaboradores designados pela Reitoria, pela Pró-Reitoria de Ensino (Centro Universitário SATC) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Centro Tecnológico SATC).
4. Finalidades:
Entre suas finalidades, destaca-se:
- a universalização do conhecimento científico e sua propagação por meio da disponibilidade dos espaços para atender às demandas científicas, acadêmicas e comerciais.
- a busca pela sustentabilidade do laboratório, garantindo sua operação contínua, bem como a promoção constante de sua atualização e a ampliação dos serviços oferecidos.
Os laboratórios e suas respectivas atividades contemplados pelo presente procedimento incluem:
- Laboratório de Análise de Combustíveis: (Umidade Higroscopia e Umidade Total; Amostragem em Campo; Granulometria; Carbono; Hidrogênio; Carbono Fixo; Índice de Livre Inchamento (FSI); Cinzas; Materiais Voláteis; Densidade Aparente (peso específico); Índice de Moabilidade Hardgrove (HGI); Densidade de Carga; Nitrogênio; Densidade “In Situ”; Oxigênio; Densimétrico; Poder Calorífico Superior (PCS); Poder Calorífico Inferior (PCI); Enxofre Orgânico / Pirítico / Sulfático; Enxofre Total.
- Laboratório de Solos e Resíduos: (Determinação de metais em solos, sedimentos, lodos e tecido vegetal; Amostragem de sedimento em lagoas; Potencial de Acidez; Potencial de Neutralização; Sais, sulfatos e cloretos solúveis (Agregados de concreto); Lixiviação e solubilização de materiais; Caracterização e Classificação de Resíduos Completa – NBR 10004; Determinação da Densidade Real; Determinação da Umidade Total; Determinação dos Limites de Liquidez e Plasticidade; Determinação da Densidade “In Situ”; Ensaio de Compactação Proctor; Ensaio de Permeabilidade; Ensaio Granulométrico; Ensaio Infiltração “In Situ”; Amostragem de Solos.
- Laboratório de Águas e Efluentes: (Análises para Potabilidade; Análises CONAMA 420 - Água Subterrânea; Análises Conama 357 (Classe 2) - Águas Doces; Análises CONAMA 430; Análises CONSEMA 181- Lançamento de Efluentes; Análises Outorga de poço; Análises Água de Piscina; Acidez; Alcalinidade; Cloretos; Cloro Livre Total; Amostragem de Águas Superficiais; Amostragem de Águas Subterrâneas (Baixa Vazão); Condutividade; Cor Aparente / Real; DBO e DQO; Detergentes; Dureza; Ensaio de Toxicidade com Daphnia Magna; Fluoreto; Fósforo; Medida de Nível; Nitrato e Nitrito; Nitrogênio; Óleos e Graxas; Oxigênio Dissolvido; pH; Determinação de Metais; Potencial Redox; Salinidade; Sólidos Dissolvidos (RF); Sólidos Sedimentares; Sólidos Suspensos (RNF); Sólidos Totais; Sulfato e Sulfeto; Testes de Neutralização; Turbidez; Vazão; Ensaios microbiológicos (Coliformes Totais, termotolerantes e Escherichia coli); Amostragem em ETA e ETE.
- Laboratório de Emissões Atmosféricas: (Determinação de efluentes gasosos em dutos e chaminés de fontes estacionárias; Determinação de material particulado (MP); Determinação de Dióxido de Enxofre (SO2), Trióxido de Enxofre (SO3) e Névoas de Ácido Sulfúrico (H2SO4); Determinação de concentração de Óxido de Nitrogênio (NOX); Determinação do percentual de CO2 e O2; Determinação da Concentração de monóxido de carbono (CO); Determinação do Grau de Enegrecimento da fumaça (Escala de Ringelmann).
- Laboratórios de Calibrações Metrológicas: (Calibração de Temperatura: Indicadores; controladores de Temperatura; Fornos; Estufas; Termopares; Termômetros; Calibração Dimensional: Paquímetros; Micrômetros; Trenas, Réguas; Esquadros; Calibração de Volume e massa específica: Dispensadores; Micro volumes; Pipetas; Provetas; Balões; Densímetros; Picnômetros e Vidrarias Diversas; Calibração de Pressão: Manômetros; Vacuômetros; Válvulas de Segurança; Transdutores de pressão; Calibração de Massa: Balanças e Pesos; Calibração Força: Dinamômetros e Torquímetros capacidade até 350 Nm; Calibração Eletricidade: Fontes elétricas de tensão e corrente, máquinas de soldas, alicates terrômetros; Calibração Óptica; Luxímetros e Refratômetros; Calibração Acústica: Decibelímetros e Dosímetros (calibrações realizadas nos pontos 94 e 114 dB); Calibração físico-Químico: Medidores de condutividade e pH; Calibração de tempo e frequência: Tacômetros; Centrífugas; Cronômetros; Contadores de tempo.
- Laboratório de Óleos Isolantes: (Aspecto visual; Densidade; Cor; Teor de Água; Fator de Potência; Rigidez Dielétrica; Tensão Interfacial e Superficial; Índice de neutralização; Ensaios de extração e análise dos gases dissolvidos no óleo; Cromatografia Gasosa; Determinação dos gases dissolvidos no óleo - Norma NBR 7070.
- Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos: (Microscopia Eletrônica de Varredura - MEV; Difração de Raio X - DRX; Análise Térmica Diferencial - DSC; Análise Termogravimétrica - TGA; Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier - FTIR; Espectroscopia de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente - ICP-OES; Análise de espectrometria de emissão óptica (composição química e classificação de material); Dureza e Microdureza; Ensaio de Tração; Ensaio de Compressão; Ensaio Metalográfico (micrografia e macrografia) .
6. Gestão Técnico/Administrativa:
A equipe gestora da infraestrutura laboratorial da SATC é composta por técnicos designados pela Reitoria e Pró-Reitoria institucional.
A gestão do LABSATC atualmente é dividida da seguinte forma:
- Área química e ambiental.
- Área mecânica e de metrologia.
7. Terminologia:
LABSATC é a infraestrutura laboratorial da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC, composta por sete laboratórios especializados: Laboratório de Análise de Combustíveis, Laboratório de Solos e Resíduos, Laboratório de Águas e Efluentes, Laboratório de Emissões Atmosféricas, Laboratórios de Calibrações Metrológicas, Laboratório de Óleos Isolantes e Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos. Esses laboratórios atuam em distintas áreas do conhecimento, oferecendo suporte científico e tecnológico à academia, às empresas e à comunidade, contribuindo para o avanço da pesquisa, do desenvolvimento, da inovação e da prestação de serviços.
8. Método:
Para o agendamento e uso dos laboratórios do LABSATC para fins científicos e acadêmicos, seja pelo público interno ou público externo faz-se necessário:
8.1 - Preencher as informações da página solicitadas na página dos Laboratórios Multiusuários – LABSATC (https://unisatc.com.br/laboratorio-multiusuario/)
- Nome do Solicitante: Professor, aluno, pesquisador, etc.
- Caso o solicitante seja aluno, informar também o nome do professor responsável pela pesquisa.
- Contato do Solicitante: Informar telefone e e-mail do solicitante.
- Instituição do Solicitante: Informar instituição do solicitante.
- Caso a instituição tenha mais de uma unidade, informar a unidade (cidade e nome da unidade se houver) de onde a demanda está sendo originada.
- GP/PPG/Curso do Solicitante: Informar Grupo de pesquisa e/ou programa de pós-graduação e/ou curso de graduação ou pós-graduação de onde a demanda está sendo originada.
- Ensaio(s) Desejado(s): Informar o(s) tipo(s) de ensaio(s) desejado(s) e suas respectivas quantidades a partir da lista de ensaios disponíveis neste documento.
- Caso seja necessário algum ensaio não disponível nesta lista ou o ensaio demandar uma metodologia específica, enviar o maior número possível de detalhes para avaliação da viabilidade de implementação.
- Título do Projeto: Informar título do projeto de onde a demanda foi originada.
- Coordenador do Projeto: Informar coordenador do projeto em que a demanda foi originada;
- Entidade Financiadora: Informa a entidade financiadora do projeto de onde a demanda foi originada.
- Necessidade de Acompanhamento: Informar se há a necessidade de acompanhamento do solicitante na realização do ensaio.
- O acompanhamento do ensaio por parte do solicitante é possível, porém a operação dos equipamentos é realizada exclusivamente pelos técnicos do LABSATC que são devidamente qualificadas no que tange a segurança operacional dos equipamentos e das pessoas ao entorno do mesmo.
- Informar expectativa da data de entrega: Informar qual é a expectativa de data de entrega dos ensaios solicitados.
- Ressalta-se que os prazos dependem do cronograma de atividades do laboratório que atende diversas demandas. Assim sugere-se que o contato seja realizado com antecedência de modo a garantir o atendimento da demanda.
Recomendações: Realizar com antecedência e precisão o envio das informações acima descritas para realização dos ensaios de modo a garantir o atendimento dentro das expectativas técnicas e da expectativa de cronograma.
8.3 Considerações Gerais para Reserva e Uso dos Laboratórios:
- O usuário que realizar a reserva do laboratório e desejar acompanhar a realização dos ensaios tem como obrigação atender as normas de segurança do laboratório e fazer uso dos equipamentos de segurança necessários;
- Por uma questão de segurança, a operação dos equipamentos será necessariamente realizada pelos técnicos dos laboratórios que são devidamente capacitados para isso;
- O usuário será diretamente responsável pelos danos causados por seus atos ao patrimônio da SATC ou a terceiros, independentemente de dolo ou culpa.